Casa de Adobe
- Camila Rodriguez
- 26 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Minha experiência com a construção ecológica, a casa feita de adobe em especial, foi algo que me encantou, apesar de desde pequena já ter visto casas de barro, porém sendo elas sempre relacionadas a uma estrutura de baixa renda e sem muito acabamento, me fez enxergar que as edificações feitas de barro não estão relacionada a baixa renda, mas sim ligadas diretamente a sustentabilidade, além de atualmente serem consideradas edificações extremamente elegantes e que vem atraindo a atenção de muitas pessoas.

Diferente do pensamento de que as edificações feitas de barro não são resistentes, minha experiência mostrou que é muito pelo contrário, elas são muitíssimo resistentes, explicando o porquê de muitas edificações antigas feitas desse mesmo material ainda estarem de pé e em ótimo estado até os dias atuais.
Além desses efeitos citados acima, foi possível através dessa mesma edificação abranger conhecimento na parte da produção de tijolos em obra, teste de resistência dos mesmos e ainda as vantagens de construção assim como: ser um material fácil de ser encontrado e com um custo menor que os materiais convencionais, ter um bom isolamento térmico e acústico e ainda ter uma execução relativamente rápida.
Acredito que com o passar dos anos, essas edificações irão ganhar cada vez um espaço maior no mercado, devido a suas vantagens, praticidade e sustentabilidade.
Agradeço imensamente por ter tido a oportunidade de tal experiência, pois apesar de estar um pouco na área de construção, o assunto de construções ecológicas e sustentáveis não são abordados, além disso, poder me “aprofundar” no assunto e ainda ter atividades práticas, me ensinaram muito, além de criar um “encanto” por tal assunto.
O adobe é uma mistura de argila, areia, água e outros componentes naturais que é utilizado na confecção de tijolos crus. Neste caso o adobe utilizado foi uma mistura de argila, areia, água e serragem, que é utilizado para que a massa se estabiliza e se “amarram” internamente entre as partículas de areia e solo.
Os tijolos de adobe possuem baixa demanda energética para serem produzidos, já que além de não serem queimados, como os tijolos comuns são obtidos no próprio terreno da obra e moldados em fôrmas com as mãos ou com prensas manuais.

Seguindo algumas exigências em relação a fundação de edificações de adobe, foi utilizado concreto armado para que impeça o contato dos tijolos com o solo, além de impermeabilizá-los até uma altura adequada, de geralmente até 1m. A edificação foi projetada e construída de forma usual, com estrutura de pilares e vigas de madeira, sendo utilizando o adobe somente como alvenaria de vedação.
Quanto a parte de chapisco, emboço e reboco foram realizadas uma parte com argila, areia, serragem, água e cal. Depois foi usado um traço com areia, terra e cal.

Comments